sexta-feira, 26 de maio de 2017

Pontos


Bem, esta tabela já vos deve ser familiar, já aparece num post anterior. Mas como só agora é que consegui que me explicassem como isto das baixas funciona, resolvi partilhar novamente.

Tal como eu, acredito que muitos são aqueles que pensam que o médico nos manda ficar em casa por 3 meses (por exemplo) e nós lá vamos felizes e contentes com um papelinho na mão em que um dos exemplares se entrega à entidade patronal. Certo?! Errado!!
O médico bem nos pode mandar para casa o tempo de entender, mas vai ter de nos ver a cada 30 dias. Isso mesmo. Não há cá toma lá um papel e ficas em casa 3 meses ou 1 ano!
O médico diz-nos que não estamos aptos a trabalhar, mas não nos diz que passamos a trabalhar para a Segurança Social e Delegados Médicos.
Vou tentar explicar o que me explicaram a mim:


Ora bem, as baixas têm de ser renováveis de 30 em 30 dias independentemente do número total de dias a que a patologia em causa "obriga" ou que o médico entende. Até aqui tudo bem, não fosse isso influenciar (e muito) na percentagem a receber. Eu por exemplo não gasto 45% do meu ordenado base em deslocações... Mas como tenho um filho que até tem (infelizmente) uma bonificação por deficiência, até me acrescem 5%. Obrigada Segurança Social!
Bem, isto quer dizer que 12 dias de baixa (em que os primeiros 4 são de borla para pensarmos bem se queremos ou não estar de baixa, tipo período de carência) são pagos a 55% e o mesmo acontece com os 30 seguintes. Quando no sistema entra a terceira baixa, portanto 31 dias e até aos 90 dias, passamos a receber 60% e por aí fora até o número de dias ser superior a 365 e passamos a receber 70%.
Percebi o sentido de "baixa prolongada"... Baixa prolongada = Acumulação de baixas!
Cada baixa que dá entrada, é um novo processo que se abre na Segurança Social e, como a presença em juntas médicas é frequente e aleatória, corro o risco de ser notificada uma vez por mês, ou a cada processo... Conheço quem tenha ido de 2 em 2 meses... Era para terem a certeza que tinha cancro e que não os andava aqui a enganar!... Parece mal a meu ver, até porque as juntas médicas para atribuição de incapacidade, que até são pagas, estão a levar 4 meses. É no mínimo ridículo.

Parece um "sistema de pontos" de um supermercado... Acumule 30 pontos e ganha 55% de desconto, acumule 31 pontos e ganha 60% de desconto...

Sem comentários:

Enviar um comentário