quinta-feira, 4 de maio de 2017

Acompanhantes


Se há coisa que me irrita ultimamente, são os acompanhantes! Não estou a falar daqueles acompanhantes que não se distinguem dos doentes, ou dos idosos ou de pessoas com algum tipo de incapacidade. Estou a falar daqueles acompanhantes que vêm para o hospital como quem vem às compras! E que na sua maioria ainda reclama pela demora. Estes acompanhantes a que me refiro, teimam em ocupar o lugar de quem realmente precisa, OS DOENTES!

Quem conhece o Hospital Dia Medico do HBA, sabe que a sala de espera é minúscula para o número de utentes de acolhe, o que faz com que a maioria esteja um bom par de horas de pé. Infelizmente está lotado.
Hoje, mais uma vez constato que o bom senso fica em casa, mais precisamente numa arrecadação esquecido e trancado a sete chaves. A sala de espera cheia, já não se respirava e deparo-me com uma data de acompanhantes (em bom estado aparente) a ocupar o lugar que quem precisa. Quando a sala começa a encher o que fazem?? Põem-se a mexer no telemóvel ou a ler um jornalinho.... coração que não vê, coração que não sente! Ignoram por completo a presença dos mais debilitados.

Felizmente o meu Gervásio é na mama e ainda consigo estar de pé, mas custa-me ver estas coisas menos simpáticas. Eu, quando vou com um acompanhante (de luxo por sinal porque estamos a falar do Super-Homem), ele fica de pé, só se senta quando eu me levanto ou quando há muitos lugares vagos. Como ele, há algumas pessoas que também se levantam para ceder o lugar a quem precisa, mas é uma espécie em vias de extinção confesso. De semana para semana, parece que esta nova espécie que ignora o mundo à sua volta está a aumentar a olhos vistos. Como a vespa asiática sabem?!

Bom, para quem ainda não percebeu, no Hospital Dia Medico existem pelo menos dois tipos de doentes, ou fazem quimioterapia (ao fundo à esquerda) ou fazem diálise (à direita). Por isso caros acompanhantes que estão agarrados ao telemóvel ou ao jornal, toca a levantar o glúteo da cadeirinha quando aquilo está cheio está bem?!

Agradecida!

Sem comentários:

Enviar um comentário